quarta-feira, 9 de março de 2011

Torres e suas Lendas

 Lenda da Lagoa do Violão

Foto aérea tirada em 1970.

Conta a lenda que, há muito tempo atrás, naufragou um navio espanhol na Ilha que se localiza em frente a Praia Grande, e que hoje chamamos de Ilha dos Lobos. Tal naufrágio não deixou sobreviventes, com exceção de um jovem rapaz que conseguiu chegar à praia porque estava com seu violão.
O jovem foi encontrado em seguida pela filha do chefe da tribo que por acaso passava pela praia que hoje denominamos Praia da Cal. Aquela índia de grande beleza e formosura chamava-se Ocarapoti (em tupi-guarani significa flor silvestre).
Resgatado e trazido para a tribo, o jovem recuperou-se e, com seu violão, passou a entoar canções que encantavam a todos na tribo. Era tão grande a admiração que despertava, que recebeu o nome de Puiara (o dono da música).
Passou o tempo e Ocarapoti estava cada vez mais apaixonada. Seu pai, chefe da tribo, começou a estranhar o fascínio que Puiara exercia sobre toda a tribo.
Resolveu então, matar Puiara. No ritual, o jovem foi morto e cremado, de suas cinzas foi feita uma "pasta" que todos na tribo comeram. Acreditavam que, desta meneira, os dons musicais de Puiara passaria para os demais integrantes da tribo.
Inconformada com a morte de seu amor, Ocarapoti pegou o violão de Puiara e dirigiu-se a um lugar afastado, atrás do Morro do Farol. Tanto sofreu, tanto chorou que de suas lágrimas surgiu uma lagoa que pouco a pouco começou a tomar forma daquele instrumento musical: a Lagoa do Violão.

Fonte: Livro Didático de Torres, de Geraldo Medeiros Lima.

Foto acima parece ser final da década de 80 da Lagoa do Violão sentido norte para o sul, ao fundo as dunas formam o Parque Estadual da Itapeva (reserva ambiental de Mata Atlântica).
A foto abaixo tenta aproximar o mesmo ângulo da foto anterior, aqui a Lagoa do Violão em outubro de 2010.