segunda-feira, 11 de abril de 2011

Você sabia que ...

 O Primeiro acidente aéreo no estado do Rio Grande do Sul

O primeiro acidente aéreo se tem registro ter acontecido em Torres, mais precisamente no Rio Mampituba, divisa de estados, (RS) e (SC) no ano de 1929.
No ano de 1927, a VARIG inaugurou voôs saídos do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre com passagem em Torres.
Neste período não existia o aeroporto na cidade, e tratava-se de um avião "Junker" "P - BAFA" de fabricação alemã que pousava na Lagoa da Itapeva próximo ao Porto Estácio em Santo Anjo da Guarda, pois lá havia um local de abastecimento das aeronaves, de lá os veranistas e visitantes seguiam de carroça até a cidade de Torres.
Com a intenção de facilitar a chegada em Torres, teve-se a idéia de pousar o avião no Rio Mampituba, no dia 03/02/1929 houve esta tentativa, porém um cabo de telegrafos atravessando o rio fez com que o avião batesse e ficasse com parte submerso na água.

A foto abaixo reforça este acontecimento:



As pessoas as margens do Rio Mampituba e mais ao fundo o avião "P - BAFA"


O Morro do Farol e suas curiosidades: 

Pode muitas pessoas não saberem da história, mas no Morro do Farol durante algumas décadas existiu um cemitério.
Até início da década de 70 (setenta) as pessoas que tinham acesso ao Morro do Farol para apreciar a bela paisagem ao chegar no topo do Morro avistavam um pequeno cemitério com aproximadamente 30 túmulos. Muito se questiona o porque do cemitério em cima do morro e uma das explicações era porque as dunas de areia próximas ao mar trocavam de lugar constantemente por causa dos fortes ventos então um lugar alto e que escapava da areia era o Morro do Farol.
Por se tratar até hoje como um dos lugares de fácil acesso e visitação de muitas pessoas em uma grande maioria turistas, teve-se a idéia de esvaziar os túmulos e serem colocados onde hoje é o cemitério municipal na comunidade de Campo Bonito as margens da BR- 101.
Se observarem bem a foto abaixo pode-se constatar os muros que cercavam o cemitério no Morro do Farol onde hoje encontra-se o estacionamento bem no centro do morro.

Se observarem na foto acima podem perceber que os Molhes do Rio Mampituba não haviam sido contruídos, o que garante que a foto foi antes de 1973, data da inaguração do mesmo.


A foto abaixo tenta aproximar o mesmo ângulo da foto anterior e assim pode-se observar algumas mudanças consideráveis no ambiente. Foto de Luís Reis, provavelmente tirada em 2008 ou 2009.



A foto abaixo mais antiga, porém olhando para o topo do Morro do Farol com atenção consegue-se ver os muros que cercavam o cemitério.