sexta-feira, 29 de julho de 2011

Homenagem

Minha pequena homenagem ao amigo João Barcelos da Silva que veio a falecer no dia 26/07/11. Torrense, amante e pesquisador da história de Torres, deixou muitos trabalhos e publicações que servem de referência para outras pessoas que aventuram-se a conhecer mais sobre a cultura e história de Torres - RS. Fique com Deus amigo!


O FUNDADOR DE TORRES

            Quem é o fundador de Torres, afinal ?
            A resposta a esta pergunta depende do estudioso e pesquisador que for consultado. Assim, se a fonte for DANTE LAYTANO teremos como resposta DOM DIOGO DE SOUZA. Agora, se a fonte for RUY RUBEN RUCHEL e seus inúmeros admiradores e dóceis discípulos, com boa dose de razão, é verdade, não se pode negar a resposta será o nome do Alferes MANOEL FERREIRA PORTO. Em crônica RUCHEL afirma que consegui convencer LAYTANO de que realmente PORTO é o fundador de Torres.
            A favor da tese de RUSCHEL, existe um manuscrito, de 1903, de autoria do Intendente João Pacheco de Freitas, desconhecido de todos os pesquisadores da região, pois ninguém o menciona, apesar de sua importância, inclusive em outros assuntos locais.
            Entretanto a discutição ainda não terminou, pois Miguel Antonio de Oliveira Duarte , arquiteto e secretário executivo do Instituto Histórico e Geográfico do RGS, discorda tanto de LAYTANO quanto de RUSCHEL, ambos também membros do mesmo Instituto, e afirmando que RUSCHEL, em seu último livro, “Os Fortes de Torres”, mudou sua opinião.
            O fundador de Torres seria então o Tenente Coronel Francisco de Paula Soares, ou, quem sabe, o superior ou os superiores desse militar. Miguel Duarte alega critério em favor de sua tese, contrariando Noam Chomsky que afirma não conhecer leis na história, o que confirma o nosso insuspeito Décio Freitas (de que a história não é uma ciência), e o gigante Arnold J. Toynbee (“há uma grande pretensão da história em ser uma ciência. Ela não é e não pode ser uma ciência, como a física e a química são ciência”)
            Quem é o fundador de Torres, afinal ?




Fonte: (João Barcelos da Silva).

Um comentário:

  1. Existe, realmente uma lacuna perdida, li um trabalho de um historiador que queria fazer uma publicação e eu apontei para este elo perdido. Neguei-me, então de dar o meu apoio, a menos que, ele fosse a luta e trouxesse a luz a matéria completa.

    ResponderExcluir