sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fotos, histórias, curiosidades e fatos

Abrindo este espaço, a foto acima é o início da construção do Porto de Torres, por volta de 1894.  Foto feita da Praia da Itapeva em direção a Praia da Guarita, existem vestígios da dinamitação do local conhecido como o "Bico do Luis" para depositarem as pedras enfileiradas como uma passarela.
Por questões políticas e acredita-se pela dificuldade da geografia do local, desistiu-se da construção do porto e novos projetos consolidaram o Porto de Rio Grande - RS que hoje conhecemos.


Abaixo, imagem do vestígio da dinamitação para a tentativa da construção da passarela (molhes) na Praia da Guarita. Apesar de um fato importante na história do estado do Rio Grande do Sul, na história da cidade de Torres e do litoral norte gaúcho, muitos torrenses desconhecem estes fatos.

Foto tirada em março de 2011.


Abaixo mais uma foto do vestígio de dinamitação. Foto tirada em março de 2011.



A foto abaixo tenta quase do mesmo ângulo nos dar uma noção do local onde hoje encontram-se depositadas as pedras do vestígio deste fato acontecido na Praia da Guarita.




A foto abaixo é a Rua Júlio de Castilhos conhecida no perído de colonização como "Rua de Baixo" ou a rua de nº 01, prnicipal acesso da cidade realizado a pé, a cavalo ou carroça, principal acesso e local do início do povoado de Torres. A foto foi tirada quase em frente ao Hotel A Furninha sentido sul (em direção ao Parque da Guarita), o ano de 1920.


Foto abaixo tenta reproduzir o mesmo ângulo da Rua Julio de Csatilhos. Tirei esta foto em outubro de 2010. Os prédios a esquerda da foto esconde a Igreja Matriz de São Domingos das Torres.


Por meio de fotos tenta-se resgatar um pouco da história, de fatos marcantes, lugares inesquecíveis. Torres está rodeada de belezas naturais, história, cultura, lendas e por meio de fotos de décadas passadas aliadas a fotos mais recentes, busca-se mostrar uma parte deste valor que não pode ser esquecido.
A foto abaixo mostra o Farol Hotel, um dos pioneiros hoteis turísticos da cidade que está situado na Rua José Antônio Picoral (Rua de Cima).


A foto abaixo busca tentar aproximar o mesmo ângulo. A foto acima creio ser década de 30, lembrando que no ano de 2009 o Farol Hotel completou 80 anos. A foto abaixo foi tirada em outubro de 2010.




A foto abaixo é da Casa de nº01, local onde segundo o Historiador Rui Ruben Ruschel em várias obras realizadas sobre Torres, foi nesta casa que pernoitou Dom Pedro I em sua passagem pelo litoral norte gaúcho no ano de 1826.


Foto pode ter sido tirada na década de 40.

Abaixo a Casa de nº 01 em Julho de 2010. Fica localizada ao lado da Igreja Matriz de São Domingos das Torres.



A foto abaixo é a famosa esquina e serve até como referência na cidade, trata-se da esquina da Rua Júlio de Castilhos (Rua de Baixo, rua de nº 01) de frente para o Hotel A Furninha, um dos hotéis pioneiros da cidade. Acredito que a foto seja início da década de 70. Neste período tratava-se apenas de A Furninha BAR, a foto afirma isto.



A imagem abaixo mostra o mesmo local, o Hotel A Furninha. A foto foi tirada em outubro de 2010 e tenta quase em mesmo ângulo dar uma noção das mudanças do local com o passar dos anos. Se observarem na foto a placa de sinalização acima no canto esquerdo afirma o local: Rua Júlio de Csatilhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário