sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pontos Turísticos

 Praia da Cal - conhecida em décadas passadas como a Praia das Furnas devido estar situada entre o Morro do Farol ao norte e Torre do Meio (Morro das Furnas ao Sul) é uma praia com belas paisagens, local privilegiado a beira - mar. Cabe lembrar que veranistas em sua grande maioria vindos da Serra Gaúcha ajudaram a criar e fortalecer o que é hoje conhecida como Praia da Cal ou Praia dos Gringos como muitos chamam o bairro.

Praia da Guarita: Localizada no Parque Estadual da Guarita José Lutzemberger é o cartão postal da cidade, um dos locais de maior visitação de turistas, palco de enumeras curiosidades sobre a origem do nome da cidade, leva o nome do falecido ambientalista gaúcho José Lutzemberger por ter sido veranista na cidade e ter participado dos projetos arquitetônicos e de paisagismo do parque no período da sua construção na década de 70.

Prainha: Por ser a menor em extensão territorial leva este nome, com rochas (basalto) a beira - mar, um  gramado convidativo para uma boa leitura, é ponto de encontro da comunidade torrense principalmente aos domingos e feriados para um bate - papo, uma roda de chimarrão e local para deslumbrar a Ilha dos Lobos logo aproximadamente 1.800 métros de distância da praia.

 Praia dos Molhes: Leva este nome por causa da criação da passarela feita no início dos anos 70 com a intenção de facilitar a entrada e saída de embarcações pequenas de pesca (principal fonte de economia do minicípio vizinho Passo de Torres -SC).Neste ponto turístico existe o encontro da água doce do Rio Mampituba com o Ocenao Atlântico e divisa de estados Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Existe uma série de fatos e curiosidades deste ponto turístico, pois trata-se do principal ponto de entrada de informações e novidades no período de descoberta do Brasil, pois informações que vinham por terra do norte necessariamente cruzavam o Mampituba para entrar no Rio Grande do Sul.

 Morro Do Farol: Também conhecido comoTorre Norte tem uma vista privilegiada de todas as praias que compõem a cidade de Torres. Local ideal para visualizar ao oeste a Lagoa do Violão outro ponto turístico da cidade e mais ao fundo na mesma direção a Serra Geral (Serra do Mar) fazendo o contorno da paisagem e ao final do dia proporcionando em algums momentos a rara beleza de um por do sol deslumbrante.

Um comentário: